As novas formas de atendimento ao cliente

A tecnologia mudou a forma como as empresas lidam com os clientes. Alguns novos métodos de atendimento ao cliente foram surgindo e absorvido pelas empresas. Todo gestor sabe que o cliente é essencial para o bom andamento do negócio, e como a empresa lida com ele é mais importante ainda.

A atual aposta do setor é o atendimento ao cliente por meio de mensagens instantâneas. Aplicativos, como o WhatsApp, estão sendo usados com maior frequência para proporcionar um atendimento remoto de qualidade ao cliente.

Segundo a 2ª Pesquisa Nacional do Varejo Online do Sebrae, 39% das empresas de pequeno porte, ligadas ao setor de e-commerce, utilizam aplicativos de mensagens instantâneas para agilizar e facilitar o atendimento ao cliente. Esse contato mais rápido e com maior qualidade, proporciona uma experiência diferente ao cliente, que satisfeito, volta a comprar.

Vantagens do atendimento por mensagens instantâneas:

– Contato mais rápido com o cliente

– Confirmação e acompanhamento dos produtos

– Processos internos facilitados

– Canal de comunicação moderno com o cliente

– Adaptável para diversos setores da economia

A força da tecnologia nas empresas é tanta que a pesquisa também mostra que, devido aos novos canais de atendimento ao cliente, o uso de telefones para contato com SAC e canais de reclamação caiu de 64% para 55%. Isso mostra que o comportamento do consumidor é outro diante do avanço tecnológico em que ele se viu inserido.

É importante também que a empresa invista na qualidade desse atendimento. Não adianta apenas criar o canal e não oferecer as informações e ajuda que o cliente precisa. Existem meios de automatizar esse processo de atendimento ao cliente, com mensagens programadas. Esse método exige cuidado, se o seu volume de mensagens é grande e você opta por respostas automáticas, tenha certeza que a automação vai ajudar o cliente e não apenas enviar mensagens sem sentido.

Equipe Gestão Empresarial oferece soluções em sistemas de gestão empresarial, consultoria de T.I e implantação de projetos com foco na melhoria de processos operacionais em Ribeirão Preto e região.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *