empresas

Os aprendizados das empresas diante da pandemia

Muitas empresas enfrentaram momentos de dificuldade financeira e operacional durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, o período de dificuldades trouxe vários aprendizados organizacionais para que essas empresas pudessem reagir e se preparar para novos tempos.

Como participantes do ambiente de negócios de cada país, as empresas têm obrigações básicas para garantir a segurança dos seus funcionários e também das operações. A pandemia colocou muitas em risco de falência que não conseguiram resistir ao período de fechamento durante o auge da doença no Brasil.

Sendo assim, muitas empresas garantiram aprendizados extremamente importantes para lidar com o mundo após a pandemia, no momento em que vários países já retomam as suas atividades presenciais essas companhias precisam retomar os negócios de forma saudável e lucrativa.

Cinco aprendizados que a pandemia trouxe:

  • Estar preparado para crises

É muito difícil que todas as empresas tenham um comitê de crise, seja ela interna ou externa. A pandemia trouxe essa preocupação e muitas organizações agora trabalham com planos de crise previamente preparados para o futuro.

  • Garantir a saúde dos funcionários e operação

A falta de cuidado com os funcionários levou problemas para diversas companhias durante a pandemia. Muitas tiveram exposição negativa na mídia diante do descaso com a saúde dos colaboradores. Em um período de normalização das atividades, essa preocupação deve ser mantida pela gestão.

  • Garantir a saúde financeira

A pandemia gerou uma paralisação abrupta das atividades e muitas empresas não estavam preparadas para isso. A saúde financeira da sua empresa é essencial para garantir que os negócios continuem sustentados mesmo diante de períodos de incertezas.

A falta de uma opção para continuar os serviços trouxe preocupação para os empreendedores. Muitos não conseguiram encontrar uma forma de manter o negócio funcionando mesmo diante do isolamento social. Quem conseguiu fazer essa adaptação nos negócios saiu vitorioso da pandemia.

  • Ter responsabilidade social

A pandemia foi um período complicado para a exposição das empresas. As que conseguiram ligar o seu negócio aos programas de assistência social durante o isolamento foram extremamente bem vistas pelos consumidores. Esteja preparado para fazer doações e produzir para os mais necessitados em períodos de dificuldade.

Equipe Gestão Empresarial oferece soluções em sistemas de gestão empresarial, consultoria de T.I e implantação de projetos com foco na melhoria de processos operacionais em Ribeirão Preto e região.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *