A saúde financeira da sua empresa

Ter uma empresa que gere lucro todos os meses é uma tarefa muito difícil e que muitos empreendedores ainda procuram o sucesso. Para isso acontecer, é necessário cuidar, e muito bem, da saúde financeira do seu negócio. Não basta apenas vender muito, é preciso saber os processos necessários para cuidar bem do seu dinheiro.

Um fator primordial é entender melhor seu fluxo de caixa. Quais são seus gastos fixos? E os gastos variáveis? Você está gastando mais do que ganha? Acompanhando suas atividades financeiras de modo rotineiro é possível visualizar a saúde financeira da empresa e também as suas movimentações financeiras de um modo geral e corrigir possíveis erros.

Para avaliar a qualidade da saúde financeira da sua empresa, é necessário fazer um levantamento de diversos fatores e analisar como sua empresa se comporta em todos eles. Confiram abaixo:

  • Elabore um bom planejamento financeiro;
  • Fique atento ao Índice de Faturamento do seu negócio;
  • Crie um fundo de emergência para situações de crise;
  • Foque sua atenção e esforços nos produtos ou serviços de melhor desempenho junto aos clientes;
  • Confie na tecnologia e opte sempre por um sistema de gestão empresarial;
  • Avalie suas despesas e corte gastos desnecessários.

Independentemente do tamanho da sua empresa, é essencial garantir o bom funcionamento dela por meio de suas finanças e também facilitar uma nova perspectiva de negócios e crescimento.

Estamos vivendo em um momento de incertezas econômicas no país. A crise causada pela pandemia do coronavírus ainda afeta a economia e não se sabe o dia de amanhã. Sendo assim, é importante ter controle da saúde financeira de sua empresa para evitar problemas, afinal, ninguém gosta de perder dinheiro.

Equipe Gestão Empresarial oferece soluções em software de gestão empresarial, consultoria de T.I e implantação de projetos com foco na melhoria de processos operacionais em Ribeirão Preto e região.

O sistema de gestão empresarial

A presença da tecnologia nas empresas é algo cotidiano hoje no Brasil. O sistema de gestão empresarial aparece na lista de inovações que todo empresário precisa ter no seu negócio para ele funcionar de acordo com o atual cenário econômico do Brasil e do mundo.

Passamos por um período extremamente delicado no começo do ano com uma grande crise causada pelo coronavírus. Empresas que souberam se organizar durante esse período saíram na frente da concorrência. E essa organização começou onde? Por meio de um sistema que ajudasse o empresário.

As novas tecnologias chegaram para ficar. Um sistema empresarial se torna uma ferramenta importante para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa.

Abaixo, você entenderá melhor as vantagens de contar com a tecnologia na rotina do seu negócio.

Praticidades de um sistema

  • Produtividade

A presença de um sistema de gestão empresarial na sua empresa é um ótimo passo rumo ao momento mais produtivo do seu negócio.

  • Controle

Demande ao seu sistema de gestão empresarial os controles internos, como por exemplo o seu estoque.

  • Organização financeira

Gerencie melhor as movimentações financeiras da sua empresa e tenha uma visão completa de pontos cruciais do seu negócio.

  • Conhecimento

Tenha conhecimento do seu próprio negócio e saiba pontos onde você precisa melhorar de acordo com relatórios gerenciais produzidos pelo sistema de gestão empresarial.

  • Avanço

Uma empresa modernizada só oferece benefícios aos seus cliente e gestores. Processos operacionais modernos e tecnológicos tendem a levar seu negócio ao crescimento constante.

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A gestão dos lucros da sua empresa

Toda empresa está sempre buscando vender mais e estar mais presente no mercado. Mas nem todas sabem que, além de vender, é preciso executar uma ótima gestão dos lucros para uma organização financeira consolidada.

Em tempos de crises, as empresas tiveram que voltar a atenção para as perdas nos negócios. Sendo assim, a gestão dos lucros passou a ser contabilizada a partir da seguinte equação:

Lucro = receitas totais – custos 

Não basta apenas vender e ver o seu caixa aumentar, é preciso lidar com as variáveis do negócio e saber gerir a parte financeira do seu negócio. Importante também destacar os seguintes pontos quando falamos em gestão dos lucros:

  • Despesas Fixas
  • Despesas Variáveis
  • Investimentos

Mas como gerir todas essas características de um negócio? É possível ter controle sobre tudo o que acontece na sua empresa? A resposta é: sim! Por meio de um sistema de gestão empresarial é possível ganhar tempo na gestão dos lucros da sua empresa.

Vender por vender é extremamente perigoso para a saúde financeira da sua empresa. Tenha conhecimento sobre os processos, facilite sua vida e não deixe que o dinheiro seja um problema para sua gestão. Vivemos em momentos de muita volatilidade financeira da população e, principalmente, do país. Não se pode brincar quando o assunto é o futuro da sua empresa.

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Ações digitais para aumento de vendas

O ato de reinventar a estratégia de vendas de uma empresa exige muito esforço por parte dos empreendedores. É preciso se adaptar ao momento e sair da zona de conforto quando falamos em aumentar as vendas e crescer em um nicho específico do mercado.

Durante a pandemia da COVID-19, vimos muitas empresas se adaptando ao delivery e ao e-commerce para poder continuar funcionando e diminuir os prejuízos financeiros. Quando falamos de vendas, a chegada do produto ao consumidor é o estágio final do processo.

É preciso pensar em todas as etapas para vender mais. As estratégias de atuação digital são essenciais para as vendas, ainda mais em um período onde a tecnologia e as redes sociais se tornaram essenciais na vida do brasileiro.

Atuação de vendas no ambiente digital:

  • Escolha sua rede

Saiba qual rede social funciona melhor para o seu público. Suas vendas precisam ser direcionadas ao ambiente correto.

  • Foque na qualidade

Seja criterioso em como fornecer seus serviços ou vender seus produtos. A concorrência é grande e a qualidade é fundamental para segurar o cliente.

  • Atendimento ao cliente

Invista no seu atendimento ao cliente nos canais digitais da sua empresa. Suas vendas só serão concretizadas se o cliente se sentir satisfeito com o processo de compra e o suporte oferecido.

  • Experiência do cliente

Sua estratégia digital de vendas mostra muito sobre sua empresa. Esteja você comercializando um produto ou serviço, foque na melhor experiência do cliente para fidelizar esse consumidor em próximas oportunidades.

  • O digital dita o ritmo

No mercado atual, a estratégia digital mostra o ritmo de vendas da sua empresa. Não adianta investir no processo presencial de compra e venda sendo que seus produtos não são vistos pelo meio digital.

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Liderança em tempos de crise

O comportamento da liderança das empresas passou um grande período de avaliação durante a pandemia da COVID-19. Grandes empresas brasileiras não souberam como se portar diante das dificuldades e sofreram terríveis perdas financeiras e, principalmente, de reputação diante dos consumidores.

É claro que os executivos em posição de liderança tiveram que enfrentar diversas mudanças em um curto período para manter os negócios em funcionamento e os colaboradores em segurança e motivados.

Foi preciso ter resiliência e olhar para os processos dentro da empresa e como eles poderiam ser adaptados para a nova realidade de isolamento social e trabalho remoto. Também foi necessário que essa liderança empresarial tivesse noção da grandiosidade da pandemia e os seus efeitos negativos no negócio.

Como liderar em tempos difíceis:

  • Reconheça os esforços do seu time;
  • Uma liderança firme não é uma liderança que falta em educação e humanidade;
  • Seja aberto ao diálogo;
  • Liderança é ser exemplo;
  • Ofereça apoio universal aos colaboradores;
  • Conheça os seus colaboradores;
  • Liderança transparente é um diferencial;
  • Reconheça o período complicado pelo qual todos estão passando;

É importante destacar que os períodos de crise são passageiros. A liderança deve utilizar esses momentos para aprender o máximo possível e tirar experiências que sejam válidas para os negócios. Mostre que você está presente e que o seu time pode contar com você para superar esse momento mais delicado.

A humanização em períodos difíceis é essencial para que a empresa sofra o mínimo possível. Ninguém nasceu preparado para lidar com crises, mas um líder em uma posição de respeito dentro da companhia precisa mostrar firmeza e capacidade para lidar com essas transições.

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