Fluxo de caixa: entenda como organizar sua empresa financeiramente

O fluxo de caixa aborda todas as operações financeiras de uma empresa. Nas atividades cotidianas, é muito importante uma organização, um planejamento e um controle de todo o dinheiro que é movimentado dentro da organização.

Independentemente do tamanho da sua empresa, o fluxo de caixa é essencial para garantir o bom funcionamento dela e também facilitar uma nova perspectiva de negócios e crescimento.

Acompanhando suas atividades financeiras de modo temporal (dia, semana, mês ou ano) é possível realizar uma projeção de crescimento da empresa e também visualizar suas atividades financeiras de um modo geral e corrigir possíveis erros.

Mas como começar a organizar o fluxo de caixa de uma empresa? A Equipe Gestão Empresarial tem a solução para o seu negócio.

Os componentes do fluxo de caixa

Para entender a importância de um fluxo de caixa organizado, acompanhe algumas características que esse processo vai abordar na sua empresa.

  • Contas a receber

O gerenciamento das contas a receber permite que você tenha o total controle do dinheiro que a empresa ainda precisa receber e também visualizar quando esses débitos forem quitados.

  • Contas a pagar

A falta de automação e gerenciamento nesse componente do fluxo de caixa pode ser perigosa. Algumas empresas perdem prazos de pagamentos e acabam pagando juros ou multas desnecessárias justamente pelo fato de não terem um sistema que ajude com os prazos e dinheiro necessário para pagar as despesas da empresa.

  • Saldo disponível

O balanço feito entre as contas a receber e as contas a pagar gera o saldo disponível em caixa. Esse saldo disponível pode estar em dinheiro no caixa da empresa ou depositado no banco, vai depender de como você prefere gerenciar o dinheiro no seu fluxo de caixa.

Fluxo de caixa por meio de software

A ideia de organizar o fluxo de caixa da sua empresa pode ser facilitada por um software especializado em gestão financeira. A presença de um software gera tranquilidade e segurança para o empresário lidar com as questões financeiras da empresa.

Além da gestão do fluxo de caixa e dos componentes destacados anteriormente, um software ligado ao setor financeiro pode te ajudar em diversas outras questões na área.

  • Envio de boletos

Com ajuda de um software para a gestão do setor financeiro, a emissão e impressão de boletos de cobrança é mais simplificada e a empresa pode checar diariamente a situação de cada cobrança e agilizar o processo de baixa no sistema.

  • Conciliação bancária

Toda empresa que busca uma organização da parte financeira e do fluxo de caixa precisa ter uma visão da sua conta bancária e nem sempre é apenas uma. Muitas empresas precisam lidar com a conciliação bancária e registrar as movimentações dessas contas.

O controle operacional do seu fluxo de caixa deve ser feito diariamente para evitar problemas financeiros futuros. Se ao fechar as contas no final do dia você analisa um saldo negativo, isso pode significar gastos maiores que sua empresa pode suportar.

Na contramão, o saldo positivo nem sempre significa que sua empresa está lucrando. Por isso, o acompanhamento operacional do fluxo de caixa e sua organização dentro da empresa deve ser priorizado.

O fluxo de caixa e o crescimento da sua empresa

A presença de um software para o controle do seu fluxo de caixa e também uma análise cuidadosa e diária dos processos financeiros dentro da sua empresa, permite que você projete uma expansão ou, no pior dos casos, corrigir um erro financeiro.

Ao se deparar com um saldo negativo, é importante analisar quais as principais causas do problema. Gastos em excesso, queda nas vendas, atraso no pagamento de clientes e falta de organização do capital podem ser corrigidos com o monitoramento proveniente de um software.

O mesmo vale para saldos positivos após o fechamento do fluxo de caixa. Sua empresa está vendendo bem, não possui gastos excessivos, paga suas contas em dia e consegue equilibrar sua reserva de caixa. Fatores positivos podem indicar que você consiga projetar um crescimento futuro para sua organização.

Estamos vivendo em um momento de grandes incertezas econômicas no país. Não se sabe o dia de amanhã, por isso, é importante que todos os empresários tenham controle do seu fluxo de caixa para evitar problemas futuros, afinal, ninguém quer perder dinheiro, não é mesmo?

A Equipe Gestão Empresarial oferece soluções de softwares empresariais, consultoria de T.I e implantação de projetos com foco na melhoria de processos operacionais em Ribeirão Preto e região.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *